Cãibra e pontada na lateral da barriga durante a corrida: Saiba como evitar!Previous Article
São Fco do Conde: Bairro de Santo Estevão marcará a chegada do 1° Encontro de JetRecôncavoNext Article
Breaking News

Portal de Notícias e Serviços de São Francisco do Conde e Região

Pelourinho Dia e Noite inicia programação especial de verão

Line Spacing+- AFont Size+- Print This Article
Pelourinho Dia e Noite inicia programação especial de verão

A iniciativa integra o megraprograma de desenvolvimento Salvador 360, eixo Centro Histórico

 

A estação mais quente do ano vai ficar ainda mais atrativa na capital baiana com a programação especial de verão do Pelourinho Dia e Noite. Coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico, as atividades gratuitas começam nesta terça-feira (9) e reúnem concertos ao ar livre, rodão de samba, Terça da Bênção, Cinema na Praça e até mesmo cortejos com personagens do escritor Jorge Amado. Confira:

Viradão do Samba Para revitalizar uma das mais significativas ações que já foram promovidas no Pelourinho, o Viradão do Samba traz, na Terça da Benção, os grupos profissionais de samba Jota Zô (Terreiro de Jesus), Catadinho do Samba (Praça da Sé) e Movimento (Largo do Pelourinho), sempre a partir das 19h. Quando a coisa esquenta, os grupos se reúnem no Terreiro de Jesus e terminam a noite tocando juntos num grande “rodão de samba”. Há um revezamento de talentos e mais sambistas baianos podem mostrar que são bambas do samba. As apresentações acontecem nos dias 9, 16, 23 e 30 de janeiro e 6 de fevereiro.

República dos Tambores O República dos Tambores é um circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus, com os grupos de percussão que sempre trouxeram tanta vida e arte ao local: Banda Didá, Kizumba, Tambores e Cores, Meninos da Rocinha e o mais novo integrante – Suingue do Pelô. Os shows acontecem de quarta a sábado, a partir das 17h30, e domingos, ao meio-dia. O República dos Tambores, mais do que uma ação cultural, é uma ação que estrutura, organiza e ampara o trabalho realizado por quem durante todos estes anos investiu na educação musical de crianças e jovens do Pelourinho como forma de educar para a vida.

Circuito Jorge Amado Nas sextas-feiras (dias 12, 19 e 26 de janeiro e 2 de fevereiro), pontualmente às 19h, sai do Largo do Pelourinho o cortejo fúnebre mais animado que a cidade da Bahia já viu.  É o Circuito Jorge Amado, que vai subir e descer as ruas do Pelô com apresentação de seis cenas baseadas nas seguintes obras do escritor baiano: “A Morte e a Morte de Quincas Berro D´Água”, “Gabriela Cravo e Canela”, “Dona Flor e seus Dois Maridos”, “Tenda dos Milagres” e “O Compadre de Ogum”.

Com roteiro e direção de Edvard Passos, músicas originais compostas por Gerônimo Santana e direção musical de Luciano Bahia, o Circuito Jorge Amado tem grande elenco de atores baianos e participação da Cia de Dança Tradições. “A encenação é inspirada na sabedoria festiva de Salvador. É um aprendizado com a nossa cidade, um musical totalmente construído a partir das festas de rua. É um “musical de rua” do Pelourinho. Um teatro-carnaval”, afirma Passos.

Popelô O Pólo de Orquestras do Pelô (Popelô) traz novos ensaios e missa orquestrada, além da grande novidade da temporada: os Concertos de Verão ao Ar Livre. A iniciativa acontece aos sábados (dias 13, 20 e 27 de janeiro e 4 de fevereiro), às 17h, no Largo do Cruzeiro de São Francisco. Com palco e plateia de cadeiras montados, no dia 13 o maestro Fred Dantas abre a temporada com a Orquestra São Salvador e recebe Juliana Ribeiro. Já no dia 20, a Orquestra de Câmara de Salvador, sob a regência do maestro Ângelo Rafael, recebe a cantora Manoela Rodrigues.

Sob a coordenação do maestro Ângelo Rafael, o Popelô dá apoio ao amadurecimento da pesquisa musical singular feita na capital baiana pelas orquestras. O projeto também pretende sedimentar o gênero próprio de música que é produzido pelas orquestras na cidade, através de ensaios abertos e concertos. Os ensaios abertos acontecem às terças, às 17h, na Igreja da Misericórdia, e aos sábados, às 10h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Cinema na Praça Nos dias 18 e 25 de janeiro e 10 de fevereiro, o Largo de Santo Antônio do Carmo recebe o Cinema na Praça, que promove sessões gratuitas de cinema, sempre a partir das 19h. Os filmes escolhidos buscam levar para a população as histórias de nossos mestres populares e a riqueza da nossa cultura.

Já foram exibidos os filmes “Batatinha – Poeta do Samba”, de Marcelo Rabelo; “Samba Riachão”, do cineasta baiano Jorge Alfredo; “Cantador de Chula”, dirigido pelo fotógrafo e documentarista Marcelo Rabelo; “Dr. Mestre João Pequeno de Pastinha: a trajetória do negro no Brasil através da Capoeira Angola”, do professor Guimes Rodrigues Filho; e o filme infantil “Eu e Meu Guarda-Chuva”, uma das poucas produções brasileiras voltadas ao público infantil, dirigido por Toni Vanzolini.

Revitalização do Centro Histórico – O Pelourinho Dia e Noite teve nova etapa iniciada em outubro de 2017 com um calendário intenso de atividades, que movimentam o Centro Histórico de Salvador de domingo a domingo. São ações calendarizadas que promovem atividades culturais em múltiplas linguagens: música, dança, teatro, gastronomia, artesanato, fotografia, cinema e história da Bahia.

A iniciativa integra o megraprograma de desenvolvimento Salvador 360, eixo Centro Histórico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 09

0 Comments

No Comments This Article Has No Comments Yet

Sorry, either someone took all the comments and ran away or no one left any in the first place !

But You can be first to leave a comment !

Leave Your Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Previsão do Tempo

Enquete

O que você espera do ano de 2018?

View Results

Carregando ... Carregando ...

TV São Francisco do Conde

Digite seu endereço de email para receber novas notícias por email.

WhatsApp vai parar de funcionar em alguns celulares – Saiba quais!

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
}